Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária (PMCFC)
A legislação brasileira preconiza que toda criança e adolescente tem o direito a uma família, cujos vínculos devem ser protegidos pelo Estado e pela sociedade. Diante da complexidade que envolve o tema do universo familiar, remanesce o entendimento que as transformações necessárias para que o direito à convivência familiar e comunitária possa, de fato, se efetivar de forma ampliada se faz necessário um grande esforço de integração das ações que envolvem as políticas públicas.
O Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária (PMCFC) é um documento político e técnico que orienta decisões, investimentos e ações de promoção dos direitos de crianças e adolescentes em nossa cidade. Sua construção está pautada na promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária revelando uma clara decisão de estabelecer como prioridade essa temática, na perspectiva da formulação e implementação de políticas públicas a serem desenvolvidas de forma integrada e articulada nas áreas da assistência social, saúde, educação, esporte e cultura, precipuamente, nos territórios da vulnerabilidade.
O Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária (PMCFC) adotou para a sua elaboração um processo amplo de consulta e escuta, à luz da diretriz estabelecida no art. 227 de Constituição Federal, que preconiza a participação como método de aproximação com as organizações representativas, para a formulação das políticas e no controle das ações em todos os seus níveis. Na sua construção o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA contou com a assessoria técnica do Núcleo Entretempos que iniciou a sua jornada no final do ano de 2023 desenvolvendo as etapas preconizadas na Resolução nº 01, de 22 de fevereiro de 2021-CMDCA.
Assim, o Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária (PMCFC) surge como resultado de um processo participativo de elaboração conjunta, envolvendo representantes de todos os poderes e esferas de governo municipal e da sociedade civil organizada, os quais compuseram a Comissão Intersetorial que elaborou os subsídios apresentados ao CMDCA.
Itinerário de três linhas de ônibus em Sabaúna será alterado para segurança de passageiros durante obra
2ª edição do Passeio do Bem movimenta voluntários e pets no Núcleo de Bem-Estar Animal
Cobertura da Academia do Jovem no Parque da Cidade é substituída e melhora condições de uso do espaço
Mara Bertaiolli prestigia reabertura do Ano Legislativo e prevê 2026 com avanços após organização financeira
Prefeitura prorroga até 31/03 prazo para negociar dívidas de IPTU, ITBI e ISS da construção pelo Acordo Mogiano