Semae apresenta experiência de tratamento de esgoto em Congresso Internacional de Saneamento Rural
Serviço Municipal de Águas e Esgotos

O Semae Mogi das Cruzes apresentou, durante o Congresso Internacional de Saneamento Rural (II Sanea Brasil), a experiência de saneamento desenvolvida em propriedades rurais do distrito de Cocuera. O congresso foi realizado de 29 a 31 de outubro na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, Pernambuco. A autarquia foi representada pelo diretor-geral, José Luiz Furtado, o diretor do Departamento Técnico, Silvio Yoshitaka Kinukawa, e o engenheiro ambiental Cristiano von Steinkirch de Oliveira.
No período 2018 a 2021, o Semae e a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura (pelo programa Mogi Mais Água) desenvolveram um projeto-piloto de miniestações de tratamento de esgoto e biodigestores, em cooperação com o Instituto Trata Brasil.
O trabalho também contou com a parceria da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Organização Não-Governamental The Nature Conservancy, Associação dos Agricultores do Cocuera e as empresas Vecchi Ambiental e Acqualimp.
Pelo projeto-piloto foram instalados 11 equipamentos para tratamento de esgoto, entre miniestações de esgoto rurais e biodigestores, utilizando a tecnologia “Gota” da empresa Vecchi Ambiental, pela qual a água sofre a ação de bactérias aeróbias e o lodo gerado é separado.
O lodo recebe novamente as bactérias e, ao final do processo, a água tratada com até 90% de pureza é escoada para um sumidouro.
A iniciativa foi amparada inicialmente com recursos financeiros da Braskem, cujo biodigestor faz o tratamento dos esgotos para pequenas populações, assim como os biodigestores da empresa Acqualimp.
Para a cidade, o projeto beneficiou a proteção ambiental, a recomposição e manejo de vegetação natural em áreas de manancial e a manutenção das nascentes, preservando os recursos hídricos para o município de Mogi das Cruzes.
“O projeto apresentou resultados muito positivos. Nossa meta é avançar ainda mais em coleta e tratamento e esgoto em toda a cidade, conforme as metas definidas pela prefeita Mara Bertaiolli, transformando Mogi em uma cidade que abraça o saneamento”, avalia José Luiz Furtado.
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas