Vacina contra o vírus sincicial será aplicada em gestantes a partir desta semana
Secretaria de Saúde e Bem-Estar

Até quarta-feira, dia 10 de dezembro, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) — principal agente causador de bronquiolite em recém-nascidos, bebês e crianças de até dois anos — estará disponível em todas as salas de vacina do município. Mogi das Cruzes recebeu, neste primeiro lote, 1.400 doses que serão destinadas exclusivamente a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A distribuição da vacina já foi iniciada e a aplicação ocorre conforme as unidades receberem as doses.
Para receber a dose, a grávida deve apresentar documento oficial com foto e CPF, caderneta de vacinação de rotina e cartão de pré-natal (de serviço público ou privado). A vacina será disponibilizada em todas as Unidades de Saúde e Programa Saúde da Família, exceto unidades em reforma, e também no Mãe Mogiana.
A imunização durante a gestação é considerada essencial, pois permite a transferência de anticorpos da mãe para o bebê pela placenta, garantindo proteção logo após o nascimento — fase de maior vulnerabilidade às infecções respiratórias. O VSR, sozinho, é responsável por cerca de 60% das pneumonias em crianças menores de dois anos.
Na sexta-feira (05/12), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, promoveu uma capacitação técnica sobre a vacinação contra o vírus sincicial respiratório. A distribuição das doses foi iniciada nesta semana pelo Ministério da Saúde e tem como meta reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos.
As infecções por VSR podem ser assintomáticas ou leves, podendo também evoluir para quadros graves, com comprometimento do estado geral e desenvolvimento de insuficiência respiratória. “As infecções do trato respiratório inferior estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade em crianças e adultos em todo o mundo e a vacinação das gestantes será fundamental para ampliar as formas de prevenção”, explica o diretor de Vigilância em Saúde, Jefferson Renan de Araújo Leite.
O vírus sincicial respiratório reconhecido como a principal causa de ITRI em crianças menores de 2 anos de idade, podendo ser responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite viral aguda e 40% das pneumonias durante os períodos de sazonalidade. A infecção ocorre, em sua maioria, no primeiro ano de vida e, até o momento, não existe tratamento antiviral específico disponível para o VSR em lactentes.
Nesse contexto, a adoção de medidas de prevenção torna-se fundamental para reduzir o impacto do VSR sobre a população mais vulnerável, que são os bebês menores de 1 ano, principalmente os prematuros e portadores de comorbidades.
Indicação no SUS para a VSR: Todas as gestantes a partir da 28ª semana de gestação, devendo ser aplicada em todas as gestações.
Para receber a vacina, apresentar:
* Documento oficial com foto e CPF
* Caderneta de vacinação de rotina
* Cartão de pré-natal (de serviço público ou privado)
A vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, nas UBSs e USFs (exceto nas unidades em reforma), e até as 18h nas unidades de horário estendido: Alto do Ipiranga, Vila Suíssa, Santa Tereza, Ponte Grande, Vila Natal e USF Nova Jundiapeba. Os endereços podem ser consultados em www.mogidascruzes.sp.gov.br .
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas