Mogi realiza Dia D de Mobilização contra a Dengue nesta sexta-feira (14/11)
Secretaria de Saúde e Bem-Estar

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza, nesta sexta-feira (14/11), o Dia D de Mobilização contra a Dengue, com uma série de ações coordenadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A iniciativa faz parte do esforço conjunto do município para eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e promover a conscientização da população sobre a importância da prevenção.
O Dia D de Combate à Dengue faz parte das diretrizes do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE/SP) e tem como foco reforçar as medidas preventivas antes do período de maior incidência da doença, que ocorre nos meses mais quentes e chuvosos. Em Mogi, a ação contará com o apoio da Defesa Civil, Departamento de Fiscalização de Posturas, Guarda Municipal Ambiental e secretarias municipais de Educação, Serviços Urbanos e Zeladoria, com objetivo de integrar diversos setores públicos e mobilizar a sociedade em torno da eliminação de focos do mosquito.
“O combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada. As equipes do município estarão nas ruas, mas é essencial que cada morador reserve alguns minutos da semana para verificar seu quintal e eliminar possíveis criadouros. Essa atitude simples salva vidas”, destacou a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
As atividades terão início às 8 horas, com uma reunião de alinhamento e entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no CCZ. Em seguida, haverá fiscalizações técnicas e sobrevoos com drones nos bairros Braz Cubas e Vila Jundiapeba, além de vistoria e aplicação de larvicida em sucatas e imóveis críticos. No período da tarde, as equipes realizarão vistorias e notificações no Parque Residencial Itapeti, enquanto ações educativas ocorrerão ao longo do dia em escolas do Jardim Universo.
De acordo com o veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância em Saúde, a integração entre os setores é fundamental para o sucesso da estratégia. “O uso de tecnologia, como drones, somado ao trabalho de campo dos agentes e ao apoio das secretarias parceiras, permite uma resposta mais rápida e eficaz nas áreas de maior risco. Mas a participação da comunidade continua sendo o principal aliado no enfrentamento à dengue”, ressaltou.
Durante o Dia D, serão realizadas vistorias domiciliares, mutirões de limpeza com apoio da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Urbanos, e abordagens educativas junto à população. Os agentes distribuirão materiais informativos, realizarão entrevistas e incentivarão o hábito dos “10 minutos semanais” de inspeção em casa, para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água.
Ao final das atividades, será feita a consolidação dos dados no CCZ, com registros de imóveis vistoriados, criadouros eliminados, notificações aplicadas e número de pessoas alcançadas nas ações educativas. Todo o trabalho será documentado com fotos e vídeos, incluindo imagens aéreas feitas pelos drones.
Ações contínuas
Entre as principais medidas contra a dengue em Mogi está a vacinação de adolescentes de 10 a 14 anos, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e até as 18h nas unidades de horário estendido: UBSs Alto do Ipiranga, Vila Suíssa, Santa Tereza, Vila Natal e Ponte Grande, e nas ESFs Nova Jundiapeba, Biritiba Ussú, Taiaçupeba e Aeroporto II. Os endereços podem ser consultados em www.mogidascruzes.sp.gov.br.
Paralelamente, acontece o trabalho constante de campo do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses (NPCA) segue com visitas casa a casa, bloqueio de criadouros, tratamento químico em áreas com grande oferta de focos, monitoramento de pontos estratégicos e imóveis especiais, além do uso de drones para aplicação de larvicida em grandes reservatórios e locais de difícil acesso.
Além disso, a equipe ampliou a oferta de palestras de conscientização e orientações sobre prevenção à dengue para alunos de escolas públicas e particulares de Mogi das Cruzes. Em 2024, foram realizadas 58 ações do tipo, sendo que neste ano, até o momento, já são 353.
Outra frente é o Zap Dengue, ferramenta de WhatsApp pelo número (11) 99918-6070, que recebe denúncias e fornece informações sobre sintomas, prevenção, endereços de unidades de saúde e contatos úteis. Os telefones SIS 160 e 162 também seguem disponíveis para orientações médicas e denúncias à Vigilância em Saúde.
Para gestantes em acompanhamento pré-natal, a Prefeitura continua distribuindo repelentes. Brigadas de combate à dengue também foram ampliadas para prédios públicos.
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas