Audiência pública da Lei de Uso e Ocupação do Solo tem bom público no Auditório da Prefeitura
Secretaria de Planejamento e Urbanismo

A Secretaria Municipal de Urbanismo realizou na quinta-feira (16/11) à noite, no Auditório da Prefeitura, a audiência pública que debateu o processo de revisão da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo de Mogi das Cruzes (LOUOS). A reunião teve bom público e foi comandada pelo secretário Claudio de Faria Rodrigues, que explicou o projeto e tirou dúvidas das pessoas presentes. O presidente da Câmara, Marcos Furlan, e a vereadora Inês Paz compareceram ao evento.
“A audiência transcorreu bem e completou o processo democrático de construção do projeto, que inclui várias reuniões com a sociedade e uma participação intensa dos mogianos”, comentou Claudio Rodrigues. Esse processo incluiu análises de técnicos da Prefeitura, reuniões realizadas nos bairros e também com entidades e associações, além de participação popular por meio do site da Prefeitura, que ficou disponível entre os dias 11 de outubro e 10 de novembro.
Após a audiência pública, o projeto será encaminhado ao Conselho Municipal da Cidade (ConCidade), onde passará por deliberação dos membros. O passo seguinte é o encaminhamento ao Poder Legislativo, onde o projeto será analisado pelos vereadores e estará aberto para receber novas contribuições.
Além do objetivo principal de atualizar a lei para assegurar o desenvolvimento sustentável à cidade, uma ação inovadora desta revisão é a definição de diretrizes específicas para o uso e ocupação do solo na área rural – responsável por cerca de 60% do território mogiano.
Legislação
A Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo foi instituída pela Lei Municipal nº 7.200, de 31 de agosto de 2016, e é um dos principais instrumentos de planejamento territorial da cidade, reunindo as regras do zoneamento e a definição dos parâmetros de uso e de ocupação do solo.
A revisão da lei está prevista no novo Plano Diretor de Mogi das Cruzes, aprovado pela Lei Complementar nº 150, de 26 de dezembro de 2019. Na revisão do Plano Diretor, o artigo 242 determina que a legislação urbanística municipal deve ser revista e alterada para ajuste e adequação aos seus dispositivos legais, assegurada a ampla participação popular na discussão dos temas abordados.
Itinerário de três linhas de ônibus em Sabaúna será alterado para segurança de passageiros durante obra
2ª edição do Passeio do Bem movimenta voluntários e pets no Núcleo de Bem-Estar Animal
Cobertura da Academia do Jovem no Parque da Cidade é substituída e melhora condições de uso do espaço
Mara Bertaiolli prestigia reabertura do Ano Legislativo e prevê 2026 com avanços após organização financeira
Prefeitura prorroga até 31/03 prazo para negociar dívidas de IPTU, ITBI e ISS da construção pelo Acordo Mogiano