Prefeitura de Mogi determina início imediato das obras em escola de Biritiba Ussú
Secretaria de Obras e Infraestrutura
Licitação foi realizada há quase dois anos e obras ainda não saíram do papel; Empresa solicitou cancelamento do contrato e Prefeitura negou


A Prefeitura de Mogi das Cruzes solucionou as pendências administrativas e financeiras do contrato 048/2024, que prevê a construção de uma escola em Biritiba Ussú, e determinou o início imediato das obras por parte da empresa responsável, atendendo uma antiga demanda da população local. A ordem de serviço foi emitida pela Prefeitura em 9 de maio. Na mesma data, a empresa Demax, responsável pelas obras, solicitou a rescisão amigável do contrato. A Prefeitura negou.
A ação encerra um longo processo de atraso execução das obras, contratadas em 2024, a partir de uma licitação pública iniciada em 2023. Já são dois anos de atraso de uma obra que já poderia estar concluída, mas ainda nem saiu do papel.
O projeto prevê uma unidade de ensino com dois andares, 8 salas de aula, 3 salas multiuso, uma sala de inovação tecnológica, quadra poliesportiva coberta, sala de leitura e pesquisa, pátio coberto e área de recreação natural. A capacidade é para 380 alunos, com atendimento em período integral. Também está previsto soluções sustentáveis, como iluminação e ventilação naturais, piso feito de material reciclado, reutilização de águas pluviais, telhado termoacústico e painéis fotovoltaicos para energia solar. Para garantir avanços em acessibilidade, a Prefeitura Municipal fez ajustes no projeto inicial. As obras estão orçadas em R$ 11,6 milhões.
Os problemas tiveram início já em julho de 2023, com a abertura das propostas das empresas interessadas. Foram sete meses até a homologação da empresa vencedora. Mais quatro meses se passaram até que o resultado fosse homologado.
O cenário se complicou com a falta de documentos para a emissão de licença ambiental – o processo, iniciado em setembro de 2023 pela Prefeitura junto à Cetesb só está sendo concluído agora, quase dois anos depois, pela atual gestão. “Ainda que a licença ambiental fosse emitida pela Cetesb, não seria possível realizar a obra – a gestão anterior cancelou em setembro do ano passado os recursos previstos para a construção, ou seja, não havia mais dinheiro em caixa para pagar a empresa contratada”, citou o secretário de Obras e Infraestrutura, Nilmar de Cassia Ferreira.
Agilidade e obra autorizada
Ao assumir a gestão, a Prefeitura Municipal apresentou os documentos solicitados pela Cetesb para a emissão da licença ambiental, organizou as finanças, garantiu recursos para a execução das obras , emitindo em 09 de maio deste ano a ordem de serviço para a execução imediata da nova escola no Distrito de Biritiba Ussu, uma demanda antiga da população daquela região.
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas