Prefeitura faz vistoria diária e serviços preventivos em vicinais para melhorar atendimento de transporte público na área rural
Secretaria de Mobilidade e Trânsito
Trabalho feito em parceria entre as secretarias de Mobilidade e Serviços Urbanos tem tornado itinerários mais rápidos, seguros e confortáveis para os passageiros

Os passageiros de quatro das principais linhas de ônibus rurais de Mogi das Cruzes estão chegando aos seus destinos mais rapidamente, com mais conforto e menos intercorrências. Este é o resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde o início de janeiro pela Prefeitura para melhorar o atendimento de transporte público nas áreas mais afastadas do centro urbano.
Como a maioria das vias por onde passam os coletivos é vicinal (de terra), é comum que as chuvas e outros fenômenos da natureza alterem a sua topografia, causando desnivelamentos, interferência da vegetação e imprevistos que podem, não só mudar o tempo do trajeto, mas também causar quebra de veículos, trepidações, entre outros incidentes.
“Passamos a vistoriar diariamente estas estradas para garantir que elas estejam em boas condições para a passagem de todos os veículos, mas, em especial, dos coletivos, porque muitos moradores dependem deles para irem e voltarem de seus compromissos. Nosso cuidado está desde a parte interna dos ônibus, com limpeza e manutenção, até o cumprimento de horários e itinerários, atendimento do motorista e dos fiscais aos usuários e tudo o que envolve o transporte público de Mogi”, explica Felício Kamiyama, secretário municipal de Mobilidade e Trânsito.
A equipe da Secretaria de Mobilidade e Trânsito faz a vistoria e passa as melhorias necessárias à Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, que atende prontamente com os serviços de limpeza, drenagem (desobstrução de valetas, córregos e galerias), nivelamento e cascalhamento.
As vias beneficiadas pela medida preventiva fazem parte dos itinerários das linhas municipais E491 (Vila Hilário), E492 (Bairro São João/Estrada Katsuji Kitagushi), E493 (Cocuera) e E494 (Granja Nagao).
No total, 40,7 quilômetros de estradas passaram pela vistoria com foco no transporte público e seguirão na rotina das pastas para mantê-las em boas condições de uso, como a estrada Gunroku Suenaga (Yamashita), Takaoka, Ramal Ueda, Katsuj Kitagushi, Ken Saito, Estrada do Batista, Estrada do Luciano, Estrada do Shida, Estrada do Capixinga e Ichiro Konno.
“O principal objetivo é identificar possíveis problemas nestas vias, como obstáculos, vegetação projetada, como podemos melhorar a sinalização dos pontos de ônibus, entre outros detalhes que fazem a diferença na operação e no atendimento”, conclui Kamiyama.
A população pode passar informações e fazer solicitações à Secretaria de Mobilidade pelo telefone 0800 773 0194.
Itinerário de três linhas de ônibus em Sabaúna será alterado para segurança de passageiros durante obra
2ª edição do Passeio do Bem movimenta voluntários e pets no Núcleo de Bem-Estar Animal
Cobertura da Academia do Jovem no Parque da Cidade é substituída e melhora condições de uso do espaço
Mara Bertaiolli prestigia reabertura do Ano Legislativo e prevê 2026 com avanços após organização financeira
Prefeitura prorroga até 31/03 prazo para negociar dívidas de IPTU, ITBI e ISS da construção pelo Acordo Mogiano