Secretaria de Habitação Social garante mais R$ 2,3 milhões em investimentos para regularização fundiária
Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, garantiu mais R$ 2,3 milhões em investimentos para ações de regularização fundiária. O recurso é oriundo de uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal David Soares e, para que o dinheiro seja incorporado ao orçamento municipal, a Câmara Municipal aprovou na quarta-feira (13/8) o projeto de lei ordinária nº 141/2025, que autoriza a abertura de crédito adicional no valor da emenda.
O secretário municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, Romildo Campello, destacou a importância dos recursos para o trabalho em andamento no município. “A habitação é uma prioridade da gestão da prefeita Mara Bertaiolli e a área de regularização fundiária tem recebido muita atenção, com ações práticas em vários pontos da cidade. Este recurso é fundamental para viabilizar as despesas relacionadas às futuras contratações de serviços voltados à regularização fundiária no município. O deputado federal David Soares tem uma atenção especial com o tema e também com Mogi das Cruzes, por isso agradecemos pela elaboração da emenda”, afirma.
Campello explica a importância do trabalho de regularização fundiária lembrando que trata-se de um processo totalmente gratuito para a população e que tem vantagens como a comprovação da propriedade, IPTU individualizado (nos casos em que for possível), possibilidade de venda, doação e transmissão da propriedade e valorização do imóvel.
Somente neste ano, várias regiões da cidade recebem ações de regularização fundiária ou acompanhamento de processos em andamento. Em Jundiapeba, por exemplo, a Secretaria de Habitação realizada desde maio um amplo trabalho de regularização nas quadras 51, 53, 61, 63, 64 e 264.
Outro exemplo acontece na Chácara Santo Ângelo, onde um amplo processo de regularização fundiária e de urbanização está em andamento desde 2018. Este trabalho redesenhou toda a área, mantendo-se as casas das famílias existentes e readequando os lotes. O projeto foi desenvolvido pela empresa Itaquareia, proprietária da área, em parceria com a Prefeitura e as Associações de Moradores, com acompanhamento do Ministério Público.
Itinerário de três linhas de ônibus em Sabaúna será alterado para segurança de passageiros durante obra
2ª edição do Passeio do Bem movimenta voluntários e pets no Núcleo de Bem-Estar Animal
Cobertura da Academia do Jovem no Parque da Cidade é substituída e melhora condições de uso do espaço
Mara Bertaiolli prestigia reabertura do Ano Legislativo e prevê 2026 com avanços após organização financeira
Prefeitura prorroga até 31/03 prazo para negociar dívidas de IPTU, ITBI e ISS da construção pelo Acordo Mogiano