Protocolo de Combate a Fraudes em Licitações aprimora política de transparência e prevenção à corrupção
Secretaria de Governo e Transparência
Medida estabelece regras específicas para participação em compras públicas, evitando conluios entre empresas e promovendo austeridade e ampla participação

Para aprimorar a política de transparência e combate à corrupção, a Prefeitura de Mogi das Cruzes criou o Protocolo de Combate a Fraudes em Licitações, que estabelece regras específicas para participação em compras públicas, evitando conluios (combinação ou acordos) de empresas e promovendo austeridade e ampla participação, com equilíbrio entre os concorrentes.
Serão adotadas medidas como diligências no Portal de Compras Públicas para identificar eventuais indícios da atuação conjunta de licitantes (em conluio) e fraude à licitação, verificando aspectos como empresas distintas que tenham utilizado a mesma chave de acesso, associada a um único representante (pessoa física) para registrar propostas.
Outras formas de diligência são a verificação de propostas, lances ou documentos a partir de um mesmo endereço de Internet Protocol (IP); identidade dos sócios, administradores, representantes legais ou procuradores; compartilhamento de endereço comercial, estrutura física, e-mail ou número de telefone e outros dados, além da utilização do mesmo contador ou consultor para submissão da proposta, lances ou documentos.
Constatada alguma irregularidade, poderá ocorrer a desclassificação de propostas ou inabilitação das empresas envolvidas, ou suspensão cautelar da execução contratual ou rescisão, conforme o caso.
A iniciativa, em Mogi das Cruzes, é do Comitê Gestor de Crise Financeira, em parceria com a Secretaria Municipal de Governo e Transparência.
“A legislação federal é bem rigorosa ao estabelecer normas gerais que disciplinam as compras públicas. Com este protocolo, Mogi das Cruzes vai além, adiciona critérios importantes e coloca em vigor um novo padrão de controle dos recursos públicos”, avalia a prefeita Mara Bertaiolli.
“Este novo protocolo adotado em nossa gestão é um sistema de controle já utilizado em licitações federais e recomendada pelo Tribunal de Contas da União. É mais um passo importante que damos para ampliação da transparência e da ética pública”, completa o vice-prefeito Téo Cusatis.
Política de Integridade
O Protocolo de Licitações se soma a outras medidas já adotadas pela atual gestão, como a criação do Programa, do Plano e do Comitê de Integridade no município, no âmbito da Administração Pública Direta (Lei Municipal 8.218/2025), e instituição do Código de Ética dos servidores públicos municipais.
A ação, inédita no Alto Tietê, visa ao fortalecimento da governança, prevenção de irregularidades e promoção de uma cultura organizacional orientada pelos mais altos padrões de integridade, em sintonia com recomendações internacionais, como as diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas