Prefeitura de Mogi das Cruzes comemora 13 anos da Lei de Acesso à Informação com pacotes de melhorias
Secretaria de Governo e Transparência



A Prefeitura e Mogi das Cruzes realizou na manhã desta quarta-feira, dia 28, a cerimônia de comemoração aos 13 anos da Lei Federal 12.527/11, a Lei de Acesso à Informação (LAI). Na ocasião a prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis e o secretário de Governo e Transparência, Guilherme Sever, assinaram o Decreto Municipal nº 23.595/2025, que institui indicadores de qualidade do atendimento do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da administração municipal. Na ocasião, também foi lançada a modernização do novo Portal da Transparência. Também participaram do evento o presidente da Câmara de Mogi, vereador José Francimario Vieira de Macedo (Farofa) e o Controlador-Geral do Município, Rodrigo Reys.
“A cultura de transparência é benéfica para quem está na gestão, para os servidores e, principalmente para os cidadãos. Esse evento de hoje mostra com ações práticas que levamos a transparência pública à sério”, destacou a prefeita.
O secretário Guilherme Sever destacou que a transparência pública deve ser tratada como uma cultura transversal à toda estrutura da administração municipal. “Existe um compromisso nosso, desde a época da transição, de estabelecer políticas de transparência que contemplem o dia a dia do trabalho da gestão, aumentando a eficiências dos serviços públicos prestados, por meio dos dados e tornando a administração mais cristalina, na Educação, na Saúde, Segurança ou outras áreas de atendimento”.
O chefe da pasta de Governo e Transparência apresentou as metodologias utilizadas para a modernização do Portal da Transparência: Os indicadores do Mapa da Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon). Em 2025, conseguimos alcançar 100% dos requisitos de qualidade do Portal da CGU e estamos trabalhando para atender os 91 requisitos indicados pela Atricon. Atualmente a cidade possui selo Ouro em transparência, com uma nota de 88,23% na avaliação do PNTP. No entanto, a cidade passou a atender integralmente os requisitos obrigatórios só neste ano, o que deve aumentar a pontuação da cidade na rodada de avaliação que acontece até junho.
“Mais do que ganhar prêmios, nós queremos trabalhar para estabelecer políticas bem estruturadas e mudanças significativas em transparência. Os prêmios são consequência de um trabalho, não o motivo. É assim que se muda uma cultura de gestão”, pontuou o vice-prefeito Téo Cusátis.
Além de mais intuitivo para navegação, o Portal da Transparência de Mogi das Cruzes está sendo atualizado com bases de dados inéditas como renúncias fiscais, convênios e repasses, lista de funcionários terceirizados, fiscais de obras, emendas parlamentares, estoque de medicamentos e dashboards com visualizações de dados. Outras bases estão sendo tratadas para serem disponibilizadas em breve, como a fila de espera da saúde, por exemplo.
“É com grande honra que a Controladoria Geral do Município participa deste evento tão especial, que celebra os 13 anos da promulgação da Lei de Acesso à Informação (LAI). Uma conquista histórica, que representa um dos marcos legais mais relevantes no fortalecimento da democracia e na garantia dos direitos dos cidadãos. Neste momento simbólico, a Prefeitura de Mogi das Cruzes anuncia dois importantes avanços para a transparência pública”, disse o Controlador-Geral de Mogi, Rodrigo Reys.
SIC
A chefe de Divisão de Transparência e Promoção da Integridade e Autoridade de Monitoramento de LAI, Jamile Santana, apresentou as mudanças estruturantes feitas no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para o atendimento de qualidade dos pedidos de acesso à informação. Além da revisão de normas legais que regulamentam a LAI no município, o fluxo de atendimento foi aprimorado para atender solicitações no menor tempo possível dentro do prazo estabelecido pela LAI. Com isso, o tempo médio de atendimento do SIC em maio é de 5 dias. Para se ter uma ideia, em maio de 2024, o tempo médio era de 20 dias. “Mogi das Cruzes é uma das poucas, se não a única cidade a institucionalizar parâmetros de qualidade de atendimento do SIC. Isso transforma o fluxo operacional de atendimento em política pública e o maior beneficiado por isso é o cidadão”, destacou. Os dados podem ser acessados em tempo real no site: https://dadosabertos.mogidascruzes.sp.gov.br/acesso-a-informacao.
Com a assinatura do decreto municipal, o SIC passa a ter como parâmetro de qualidade como o tempo médio de respostas, o número de acesso à informação concedido, a taxa de recursos a taxa de reversão de recursos e satisfação dos usuários.
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas