Escolas municipais apresentam projetos e vivências no "ETI de Portas Abertas" em Mogi das Cruzes
Secretaria de Educação
A iniciativa tem como propósito fortalecer a aproximação entre a comunidade, que pode acompanhar o trabalho realizado durante o ano nas unidade escolares




Pais e responsáveis estão participando da iniciativa "ETI de Portas Abertas", que apresenta o trabalho realizado durante o ano pelas escolas municipais que fazem parte do programa Escola de Tempo Integral, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. A programação começou no dia 14 de novembro e seguirá até o dia 6 de dezembro com atividades esportivas, intelectuais e artísticas realizadas pelos estudantes. Nesta quarta-feira (19/11), três escolas municipais receberam a comunidade.
Para a secretária municipal de Educação, Darly Carvalho, o evento valoriza a participação das famílias no processo educativo. "O ETI de Portas Abertas é uma oportunidade para que familiares e a comunidade do entorno da escola conheçam de perto o trabalho realizado nas Escolas de Tempo Integral. Quando a comunidade participa, fortalece o vínculo com a unidade escolar e contribui diretamente para o desenvolvimento dos nossos alunos", afirmou.
Durante o evento, alunos e professores apresentam ao público as atividades e oficinas desenvolvidas ao longo do ano no programa Escola de Tempo Integral, compartilhando aprendizagens, processos e resultados construídos no cotidiano escolar. Cada unidade participante define sua programação de acordo com suas vivências, projetos e realidade local.
"As oficinas das ETIs ampliam as aprendizagens e permitem que os estudantes explorem novas habilidades. Ver as crianças apresentando seus projetos e compartilhando o que vivenciaram ao longo do ano é muito significativo para todos nós", comemorou a técnica pedagógica do Deped responsável pelo programa Escola de Tempo Integral, Monica Senziali.
A primeira unidade a abrir suas portas foi a EM Prof. Hélio dos Santos Neves, no Residencial Novo Horizonte, no dia 14. Já nesta quarta-feira (19/11), a programação seguiu com atividades no CEMPRE Oswaldo Regino Ornellas (Jundiapeba), EM Profª Cenira Araújo Pereira (Chácara Guanabara) e EM Profª Guiomar Pinheiro Franco (Jardim São Pedro). Também participarão da ação mais 17 escolas municipais até o início de dezembro.
Em Jundiapeba, a comunidade pôde acompanhar a apresentação da banda escolar do projeto musical "Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola", promovido pela Pasta com gestão da Sinfônica Mogi. Os familiares também prestigiaram a "Feira de Empreendedorismo", por meio do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma parceria da Pasta com o Sebrae-SP, além de um coral formado pelos alunos, apresentações de dança, demonstração de taekwondo e outras atividades preparadas pela unidade.
Marcelo Felipe Mariano, pai da aluna Clara Beatriz Marcelino Mariano, acompanhou com orgulho a apresentação da filha. "Foi emocionante. Ela toca na banda da escola e ficou muito feliz. Ela acordou bem cedo e estava animada para esse evento", disse.
A vice-diretora da escola, Valéria dos Santos Ribeiro Menezes, destacou que o evento é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do ano. "É muito gratificante ver o brilho no olhar das crianças com as apresentações. A equipe inteira da escola está envolvida. O resultado disso é muito bonito", contou.
As crianças se divertiram com as apresentações. "Eu gostei muito! Participei do coral e do taekwondo", disse a aluna Valentina Maia Silva de Faria, de 9 anos. "Minha mãe veio assistir e eu fiquei muito feliz", completou o colega Daniel Rodrigo de Paula Oliveira, de 10 anos.
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas