CEIM Sebastião da Silva promove mostra sobre valorização da cultura afro-brasileira nesta semana
Secretaria de Educação
O primeiro dia contou com a palestra "Consciência negra e letramento racial", conduzida pela educadora antirracista Anelise Santiago. A programação segue até a próxima quarta-feira (19/11)




Pais e a comunidade escolar acompanharam na tarde desta segunda-feira (17/11) a abertura da 1ª Semana de Mostra Cultural "Ações de valorização da cultura afro-brasileira", promovida pelo CEIM Sebastião da Silva, no Jardim Layr. O evento será realizado até a próxima quarta-feira (19/11). O primeiro dia contou com a palestra "Consciência negra e letramento racial", conduzida pela educadora antirracista Anelise Santiago.
"Essa mostra demonstra como nossas escolas têm se dedicado a oferecer experiências que ampliam o olhar das crianças e fortalecem valores importantes sobre a equidade. Quando a unidade escolar promove ações como essa, ela reafirma o papel da educação pública na construção de uma sociedade mais consciente, plural e comprometida com a igualdade", afirmou a secretária municipal de Educação, Darly Carvalho.
A diretora do CEIM, Raquel Regueiro, celebrou o início do evento. "É com muita alegria que iniciamos essa semana em nossa escola, para refletirmos sobre pautas tão importantes", disse. De acordo com ela, a proposta busca fortalecer o trabalho pedagógico voltado à valorização da diversidade desde a infância. "É um tema necessário que nos convoca a agir com mais humanidade, responsabilidade e sensibilidade", completou.
Na creche, também estão em exposição máscaras africanas e abayomis, bonecas brasileiras feitas com retalhos de tecido que se tornaram símbolo de resistência e afeto da cultura negra. O objetivo é evidenciar o protagonismo negro na história, na cultura, nas artes e na sociedade. O evento também celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado na próxima quinta-feira (20/11).
A palestrante Anelise Santiago, que atua na Secretaria Municipal de Educação de Arujá, explicou a importância de inserir a temática no cotidiano escolar. "Quando trabalhamos com educação antirracista, estamos fazendo com que nossas crianças não cresçam com esses preconceitos e discriminações. A legislação brasileira traz a obrigatoriedade de trabalharmos a cultura africana, afro-brasileira e indígena na escola. É preciso começar logo com a Educação Infantil, porque as crianças não são racistas", disse.
A programação no CEIM Sebastião da Silva continua nesta terça-feira (18/11), com uma oficina de abayomi. O encerramento da 1ª Semana de Mostra Cultural terá uma oficina de musicalização e exposições de atividades.
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas