Mogi abre inscrições para passeio noturno guiado pelo Roteiros do Patrimônio - Edição Museus
Secretaria de Cultura

A Prefeitura de Mogi das Cruzes abriu nesta segunda-feira (10), as inscrições para mais um passeio noturno guiado pelo programa Roteiros do Patrimônio. Serão 60 vagas para o Edição Museus, que será realizada no próximo dia 14. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/SmAQ17qyPN3abSLA7.
A iniciativa de educação patrimonial é promovida por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Os participantes serão conduzidos pelo mediador cultural, Dorival Martins, a partir das 19 horas.
O ponto de encontro e de partida das visitações será o MUVE - Museu de Vivências Educacionais. Os visitantes seguirão em direção à Pinacoteca de Mogi das Cruzes, finalizando o passeio noturno no Museu do Carmo.
Museu das Vivências Educacionais – MUVE
O Museu de Vivências Educacionais - MUVE foi criado a partir da Lei nº 7.799/2022, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, fica localizado no Casarão da Rua Coronel Souza Franco, 917. É um centro de Educação Patrimonial dotado de recursos tecnológicos destinados à exposição de conteúdos organizados em salas temáticas, com o objetivo de propagar de forma interativa, a história de Mogi das Cruzes.
Pinacoteca de Mogi das Cruzes
Inaugurada em 24 de setembro de 2016, a Pinacoteca é um espaço cultural destinado à produção das artes visuais, de obras assinadas por artistas mogianos e convidados, em salas próprias e adequadas ao segmento.
A Pinacoteca tem dez espaços expositivos internos e um espaço externo, além de uma sala destinada às exposições rotativas e temporárias. Cada sala recebe o nome de um artista que contribuiu para a formação artística de Mogi das Cruzes.
O acervo é composto por 50 obras pertencentes à Prefeitura, as quais foram reunidas ao longo dos anos. Em exposição, são 161 obras de 128 artistas, selecionadas especificamente para o equipamento. Há, ainda, 80 obras na reserva técnica da unidade.
Museu Mogiano / Casarão do Carmo
O primeiro Museu Mogiano foi criado com a Lei nº 30 de 05 de junho de 1948. Inicialmente, a instituição ocupou diferentes locais da cidade até ser estabelecida, na década de 1960, no pavimento superior do Cine Urupema, junto à então Biblioteca Municipal.
Na década de 1970, por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, o museu passou a se chamar “Museu Histórico e Pedagógico Visconde de Mauá”, e, nos anos 1980, foi transferido para a Prefeitura Municipal.
Atualmente, encontra-se localizado no Casarão do Carmo, com o resgate de sua nomenclatura original, Museu Mogiano. O acervo possui uma variedade de objetos, utensílios domésticos e mobiliários do século XVIII e XIX, que proporcionam ao visitante conhecer os antigos costumes e modos de vida do município.
O espaço cultural abriga também a Bandeira da Câmara Municipal do século XVIII, a Bandeira Imperial e uma mostra do acervo arqueológico do município, além da Sala Historiador Isaac Grinberg. O local apresenta ainda exposições itinerantes, além das coleções que contribuíram para a história de Mogi das Cruzes.
Serviço
(Programação sujeita a alterações. Ação com entrada franca mediante inscrições prévias)
Roteiros do Patrimônio - Edição Museus
Data: 14 de novembro (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Ponto de encontro: MUVE - Museu de Vivências Educacionais (R. Cel. Souza Franco, 917 - Centro)
Link para inscrições a partir das 9 horas do dia 10/11/2025: https://forms.gle/SmAQ17qyPN3abSLA7
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas