Mogi formaliza parceria com ADIAESP para instalação de Posto de Coleta de Embalagens de Defensivos Agrícolas
Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar
O primeiro passo foi a assinatura do termo de permissão de uso da área de 1,6 mil m², localizada na Vila São Francisco, para a implantação de um posto permanente de coleta de embalagens de defensivos agrícolas



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar oficializou, na tarde desta segunda-feira (08/12), a parceria com a Adiaesp (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo) para a implantação de medidas e ações de logística reversa, no município, envolvendo embalagens vazias de defensivos agrícolas.
O primeiro passo dado pela prefeita Mara Bertaiolli foi a assinatura do termo de permissão de uso da área de 1,6 mil m², localizada na Vila São Francisco, para que a Adiaesp possa implantar um posto permanente de coleta de embalagens de defensivos agrícolas e, por consequência, promover ações de logística reversa desses produtos no município.
O terreno está sendo cedido pela Prefeitura pelo período de dez anos. A partir da formalização do termo, a Adiaesp iniciará o processo de licenciamento ambiental, seguido dos trâmites necessários para o início das obras, previstas para 2026. A futura unidade substituirá o posto instalado hoje em Biritiba Mirim, que será desativado, garantindo a manutenção do serviço essencial para produtores de toda a região.
Durante a cerimônia, a prefeita Mara Bertaiolli destacou que a instalação do posto reforça o compromisso municipal com a sustentabilidade e com a segurança alimentar. “Estamos construindo um novo capítulo para a agricultura do Alto Tietê. Mogi das Cruzes fomenta o processo de logística reversa e de práticas que protegem o meio ambiente, o produtor e a população. É um avanço que coloca nosso município em alinhamento com as melhores políticas públicas do país.”
Para o secretário de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, a medida tem “caráter histórico e de grande importância para o meio ambiente e assistência aos produtores da cidade e região”. “Ter um posto em Mogi é mais do que uma conquista: é a garantia de que nossos produtores poderão descartar corretamente suas embalagens, com segurança e sem longos deslocamentos. Estamos falando de um dos resíduos mais sensíveis do setor agrícola, e oferecer uma solução local é um grande passo para fortalecer a nossa gestão ambiental”, frisou. Renato Abdo lembrou que durante este ano, a pasta realizou duas ações conjuntas com a Adiasp, de coleta itinerante das embalagens. “Foi em março, em Pindorama, e em novembro, em Biritiba Ussu. Nas duas ações coletamos 2,2 toneladas de embalagens”, destacou o secretário.
“A chegada do posto a Mogi não beneficia apenas o município — ela fortalece toda a cadeia produtiva do Alto Tietê. Estamos garantindo um serviço essencial e acessível, que assegura o manejo correto de resíduos e reforça a responsabilidade ambiental dos produtores”, completou Mariana Fraga, secretária-adjunta de Agricultura e Segurança Alimentar.
Em 2026
Representando a Adiaesp, o engenheiro ambiental e supervisor operacional Pedro Amadeu explicou que a nova unidade integra o processo de expansão da entidade no estado:
“A previsão é iniciar a construção em 2026, logo após a etapa de licenciamento ambiental. Mogi reúne todas as condições técnicas e estratégicas que buscamos. Com este posto, vamos garantir atendimento contínuo aos produtores da região, com segurança e eficiência”
Sobre a Adiaesp
A Adiaesp é responsável pela gestão da logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas de Biritiba Mirim, que será desativada após a construção da unidade de Mogi. A entidade atua como elo entre distribuidores/revendas e os produtores rurais, promovendo a destinação correta e sustentável desses materiais. Atualmente, possui 12 Postos de Recebimento e 3 Centrais, atendendo mais de 150 cidades e realizando mais de 10 mil atendimentos anuais a produtores rurais.
Durante o evento estiveram presentes: O vice-prefeito de Biritiba Mirim e Coordenador da Câmara Temática de Agricultura do Condemat, Evandro Toshiyuki Omura, o presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Fabio Dan, a secretária de Gabinete, Neusa Aiko Hanada Marialva, o chefe de gabinete do vice-prefeito, Eli Nepomuceno, o secretário-adjunto de Planejamento e Urbanismo, Jeferson Martins Borges, a secretária-adjunta de Obras, Leila Alcântara, o secretário de Longevidade, Mauro Mitsuru Yokoyama, secretária da Mulher, Lívia Alessandra Bolina, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai, o diretor da CATI Regional de Mogi das Cruzes, João Paulo Nikolaus, o vereador Vitor Emori, além de representantes das associações de produtores.
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas