Prefeitura lança Guia Lilás e capacita servidores para prevenir e enfrentar o assédio no ambiente de trabalho
Secretaria da Mulher





A prefeita Mara Bertaiolli participou da abertura do primeiro encontro de capacitação dos servidores municipais para prevenção e enfrentamento ao assédio na Administração Pública. O evento foi realizado nesta quarta-feira (28/01), no auditório da Escola de Governo e Gestão. Na quinta (29), o mesmo tema será apresentado no Semae – Serviço Municipal de Águas e Esgotos.
“Peço a vocês que sejam multiplicadores das informações aos demais servidores. Nosso objetivo é construir e manter um ambiente de trabalho cada vez mais seguro, produtivo, sempre com muito respeito e empatia”, afirmou a prefeita. No encontro, ela também realizou o lançamento do Guia Lilás, material produzido para divulgar orientações sobre assédio moral, sexual e discriminação junto aos servidores e colaboradores municipais.
Produzido em formato de bolso, o guia reúne 60 páginas com explicações e conceitos de assédio, como perseguição ou discriminação, exemplos práticos de situações no cotidiano, canais oficiais para denúncia e formas de prevenção por meio da conduta ética.
A secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina, ministrou o minicurso e abordou aspectos que podem caracterizar violação de direitos humanos e trabalhistas. “O assédio envolve situações que prejudicam o ambiente de trabalho e a qualidade do serviço prestado à população, atingindo principalmente mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIAPN+ e trabalhadores terceirizados”, pontuou.
Embora o tema tenha sido abordado pela secretária da Mulher, o evento reforça que o assédio pode afetar qualquer cidadão. A capacitação e o Guia Lilás são iniciativas da Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Mogi das Cruzes e da Secretaria da Mulher. O trabalho colabora para identificar cenários que propiciem violações e entender e orientar sobre como buscar apoio. “Nosso objetivo é garantir acolhimento e encaminhamento para denúncias e apurações justas”, explicou o coordenador do Departamento de Recursos Humanos, Sérgio Decaro.
Itinerário de três linhas de ônibus em Sabaúna será alterado para segurança de passageiros durante obra
2ª edição do Passeio do Bem movimenta voluntários e pets no Núcleo de Bem-Estar Animal
Cobertura da Academia do Jovem no Parque da Cidade é substituída e melhora condições de uso do espaço
Mara Bertaiolli prestigia reabertura do Ano Legislativo e prevê 2026 com avanços após organização financeira
Prefeitura prorroga até 31/03 prazo para negociar dívidas de IPTU, ITBI e ISS da construção pelo Acordo Mogiano