Procon Mogi das Cruzes monitora e orienta consumidores durante a Black Friday
Procon
Órgão está atento às práticas abusivas e fraudes virtuais

Na semana da Black Friday, o Procon Mogi das Cruzes reforça as ações de orientação e fiscalização para garantir que o consumidor não caia em armadilhas durante o período de promoções.
A equipe do órgão está atenta às práticas abusivas e fraudes virtuais, como a chamada "pescaria", quando criminosos tentam obter dados pessoais e bancários por meio de links falsos e mensagens enganosas.
O Procon orienta que o consumidor verifique sempre a reputação da loja, confira se o site é seguro (com “https”) e desconfie de descontos exagerados. Também é importante monitorar os preços com antecedência para evitar a chamada “maquiagem de preço”, em que produtos são anunciados com falsos descontos.
Além disso, recomenda-se evitar compras por impulso e confirmar se a empresa possui canais oficiais de atendimento e CNPJ válido. “Outra orientação é optar pelo pagamento com cartão de crédito ou plataformas de pagamento seguras, pois facilitam o cancelamento em caso de fraude”, explica o coordenador do Procon de Mogi das Cruzes, Álvaro Nicodemus Sanvido.
Durante o período, o Procon Mogi das Cruzes também acompanhará denúncias e reclamações encaminhadas pelos consumidores, atuando para coibir práticas ilegais e proteger o direito de quem compra.
Os consumidores que identificarem irregularidades podem registrar denúncia pelo email: procon.fisc@mogidascruzes.sp.gov.br, telefone: (11) 4798-5090, ou diretamente na sede do Procon Mogi das Cruzes.
Itinerário de três linhas de ônibus em Sabaúna será alterado para segurança de passageiros durante obra
2ª edição do Passeio do Bem movimenta voluntários e pets no Núcleo de Bem-Estar Animal
Cobertura da Academia do Jovem no Parque da Cidade é substituída e melhora condições de uso do espaço
Mara Bertaiolli prestigia reabertura do Ano Legislativo e prevê 2026 com avanços após organização financeira
Prefeitura prorroga até 31/03 prazo para negociar dívidas de IPTU, ITBI e ISS da construção pelo Acordo Mogiano