Procon de Mogi alerta beneficiários do INSS sobre cobranças indevidas
Procon

O Procon de Mogi das Cruzes alerta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a checarem o extrato mensal do benefício para garantir que não ocorram descontos indevidos relativos a associações e sindicatos. O alerta é reforçado devido à “Operação Sem Desconto”, deflagrada recentemente pela Polícia Federal, que identificou a cobrança irregular, com ampla repercussão nacional.
Segundo informações divulgadas pelo INSS, os descontos relativos a associações e sindicatos estão suspensos, e um plano vem sendo elaborado para ressarcimento de todos os beneficiários prejudicados. “O Procon de Mogi segue o posicionamento da Fundação Procon, orientando o registro das reclamações, mesmo diante do compromisso de restituição de valores pelo órgão federal, inclusive solicitando a repetição do indébito, por valor igual ao dobro descontado indevidamente nos termos do artigo 42, parágrafo único da Lei 89078/90, conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, explica o coordenador do Procon de Mogi, Álvaro Nicodemus Sanvido.
Ele também alerta que a recente suspensão de descontos anunciada pelo INSS é somente sobre mensalidade de entidades associativas e não sobre empréstimo e cartão consignado. “Nos últimos dias, muitos aposentados têm confundido estas duas situações e procurado o Procon para solucionar dúvidas e receber orientação sobre as medidas que devem ser adotadas. De toda forma, permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários”, completa o coordenador.
Além do Procon, reclamações e denúncias sobre descontos não autorizados de associações ou entidades podem ser registradas diretamente no Portal Consumidor.Gov e na Ouvidoria do INSS, por meio da Plataforma Fala BR.
Serviço
O atendimento no Procon é realizado mediante agendamento feito no próprio site da Prefeitura (http://agendamentopac.pmmc.com.br/) ou pessoalmente. Há unidades no PAC prédio-sede da Prefeitura, no Mogifácil de Braz Cubas, no Centro Integrado de Cidadania (CIC), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Também existe a possibilidade de fazer a reclamação de forma online, acessando: bit.ly/procon-mogi . Mais informações pelo telefone: 4790-5090.
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas