Mara Bertaiolli destaca abertura da licitação pública para a construção da nova ponte da Volta Fria
Gabinete



A prefeita Mara Bertaiolli anunciou nesta sexta-feira (28/11), na Vila Nova Jundiapeba, que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) abriu nesta semana a concorrência pública para a contratação da empresa que será responsável pela construção da nova ponte da Volta Fria. O convênio para a obra, firmado entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o DER, é mais um fruto da retomada do diálogo com o Governo do Estado.
“Estamos trabalhando desde o início do ano para que a nova ponte da Volta Fria finalmente saia do papel e a abertura da licitação é um passo decisivo para esta obra, que vai garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida aos moradores do distrito e de toda aquela região da cidade”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
A obra prevê a construção da nova ponte, implantação de uma rotatória e demolição da ponte existente, como valor estimado de R$ 28.320.100,68. A abertura das propostas de execução está marcada para o dia 8 de janeiro de 2026. Pelo convênio firmado, o Estado será responsável por todo o aporte de recursos e pelo acompanhamento da execução da obra.
A construção da nova ponte da Volta Fria é uma demanda que a atual gestão vem tratando desde a transição municipal, quando a prefeita eleita Mara Bertaiolli e o vice Téo Cusatis conversaram com o governador Tarcísio de Freitas, estreitando o relacionamento institucional e buscando recursos para a solução de demandas da população de Mogi das Cruzes em várias áreas. Uma das demandas apresentadas foi a Ponte da Volta Fria.
No dia 16 de janeiro de 2025, o superintendente do DER, Sérgio Codelo, esteve em Mogi das Cruzes e entregou a Téo Cusatis o projeto atualizado e aprovado para a construção da nova ponte e de uma rotatória na Estrada da Volta Fria. Codelo também vistoriou a atual passagem, por onde atulmente passa apenas um veículo por vez.
No dia 18 de março de 2025, a Prefeitura de Mogi das Cruzes encaminhou projeto de lei à Câmara para a elaboração do termo de convênio entre o município e o Estado. A aprovação da lei nº 8.189, pelo Legislativo, ocorreu no dia 25 de março de 2025.
O assunto foi novamente tema de uma audiência realizada no dia 10 de setembro de 2025, em São Paulo, entre o vice-prefeito Téo Cusatis e o vice-presidente do DER, Maurício Máximo.
A nova ponte completa os trabalhos de recuperação da Estrada da Volta Fria, que recebeu pavimentação em um total de 11,66 quilômetros, com investimento de R$ 23 milhões, feito pelo Governo do Estado, por meio do DER. O asfaltamento foi concluído e entregue em 2023.
A estrada da Volta Fria liga a Via Perimetral à avenida Guilherme George, em Jundiapeba. Ao lado da Avenida das Orquídeas e da SP-66, forma um corredor viário que auxilia a desafogar o trânsito da região oeste de Mogi das Cruzes, colaborando para o desenvolvimento econômico.
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas