Mara Bertaiolli anuncia a criação do Parque Náutico Mogiano em área de 18 mil metros quadrados
Gabinete









A prefeita Mara Bertaiolli anunciou nesta segunda-feira (24/11) a criação do Parque Náutico Mogiano, um novo espaço público de lazer a ser construído em um terreno de 18 mil metros quadrados que pertencia ao Clube Náutico Mogiano, no Mogilar.
Mara vistoriou a área e destacou a importância da preservação histórica de um patrimônio esportivo e cultural de Mogi das Cruzes, garantindo a utilização do local para a população.
“Esta área do Clube Náutico Mogiano foi a leilão e, quando soubemos disso, a nossa Procuradoria Jurídica identificou que o terreno seria vendido para uma empresa que atua no setor imobiliário. Não podemos aceitar que um espaço que, historicamente foi destinado para o esporte e lazer da nossa cidade, perdesse sua função original e mais do que isso: que a população perdesse esse incrível espaço de lazer. Por isso, a Prefeitura atuou de forma firme para garantir essa área fosse revertida aos mogianos, de forma definitiva”, disse.
A área que abriga o Clube Náutico Mogiano possui mais de 50 mil metros quadrados de extensão, dividido em vários lotes.
O leilão da área de 18 mil metros quadrados- que corresponde a um lote da área total- tinha como objetivo sanar dívidas junto ao Governo Federal e credores trabalhistas. Este lote fica nos fundos do clube, atrás do ginásio e abrange um campo de futebol e quadras. As áreas do ginásio, salão social e piscinas continuam pertencendo ao Clube Náutico Mogiano.
Para garantir uma destinação adequada ao espaço, a Prefeitura de Mogi das Cruzes publicou o decreto nº 23.739, de 4 de agosto de 2025, que trata da desapropriação da área. Foi realizado um acordo com a empresa compradora do lote e a área foi adquirida pela Prefeitura pelo valor de R$ 3 milhões. O acordo judicial foi homologado pela 1ª Vara do Trabalho de Mogi das Cruzes no dia 12 de novembro deste ano.
Com isso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes é a proprietária oficial da área e manterá a destinação do espaço para a prática esportiva e de lazer, agora pública. A administração municipal passa agora a elaborar o projeto para o novo Parque Náutico Mogiano.
“Publicamos o decreto municipal de desapropriação da área, adquirimos o espaço e agora este terreno de 18 mil metros quadrados será transformado em um grande parque para a cidade e para a família mogiana. Será o Parque Náutico Mogiano”, disse Mara Bertaiolli, ao lado do procurador-geral do município, Filipe Hermanson.
O terreno que receberá o futuro parque está localizado em uma área nobre da cidade e sempre foi destinado para a prática esportiva e de lazer, mas estava sendo arrematado por uma empresa imobiliária, para a construção de prédios.
“Era inviável e impossível deixar esta área verde, ao lado do Centro da cidade, ser transformada em prédios ou em condomínios. Nossa intenção é preservar o meio ambiente, a história da cidade e devolver este espaço para os mogianos”, disse Mara Bertaiolli.
O vereador Marcos Furlan, que faz parte da diretoria do clube, parabenizou a Prefeitura pela aquisição da área e destacou a importância de manter o espaço para a utilização dos mogianos. “O Náutico é um patrimônio da cidade. A aquisição que vai ajudar bastante o clube e vai garantir que a cidade continue com esse patrimônio”, disse.
Também participaram da vistoria desta segunda-feira os vereadores Milton Lins, o Bigêmeos, Priscila Yamagami, Edson Santos e Osvaldo Silva, além de representantes da diretoria do clube.
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas